top of page

 orientação vocacional e de carreira

o que eu quero ser quando crescer?

 

Desde que somos crianças ficamos imaginando nosso futuro através das brincadeiras e personagens que mais gostamos, alguns já decidem desde pequeno ser médico, piloto, bailarina, bombeiro... enfim uma gama de profissões que falamos com tanta certeza que seremos, com a doce ilusão que tudo vai ser fácil, mas a medida que esta escolha real vai se aproximando vamos perdendo esta certeza por inúmeros motivos e o principal é a imaturidade da própria idade para uma escolha tão séria que poderá ser para a vida toda.

 

Na adolescência esta escolha se torna uma exigência e acabam tendo muitas interferências da família, que desejam que os filhos tenham a profissão que tenham mais retorno financeiro, mais orgulho, seguir a carreira brilhante dos pais, dar continuidade aos negócios da família ou ser o que os pais não conseguiram, projetando assim nos filhos seus sonhos que por algum motivo não se concretizaram.

Em outra fase da vida, já atuando na vida profissional, podemos nos deparar com questionamentos e insatisfações da carreira e do ambiente de trabalho, mantendo um desejo forte de mudança, porém podem surgir inseguranças de qual profissão ou área vai atingir o grau de satisfação desejado. 

E para ajudar esta escolha com mais eficácia  e segurança a orientação vocacional proporciona um autoconhecimento fantástico. 

A Orientação Vocacional consiste em um conjunto de procedimentos utilizados para ajudar a pessoa a identificar quais são as áreas que despertam o seu interesse, levando em consideração seu perfil, suas habilidades, sua personalidade e sua inclinação profissional. Ela é feita com a aplicação de uma bateria de testes, que avaliam o QI (inteligência), Atenção concentrada, linguagem, memória, produtividade e qualidade para o trabalho, maturidade para a escolha profissional, interesses vocacionais e personalidade. Ao final de toda esta dinâmica e resultados, numa conversa de devolutiva é construído o perfil profissional para ajudar a tomar a decisão de qual caminho, dentre todas as possibilidades e realidades do candidato, para a escolha da profissão que vai trazer maior satisfação pessoal.

Também é importante ressaltar como benefício da orientação vocacional é a imparcialidade do profissional de psicologia que dentro da ética preserva os sonhos e cuida das inseguranças, orientando a pessoa a buscar os caminhos para chegar ao sucesso profissional desejado. Neste processo é possível identificar habilidades que, muitas vezes, o candidato até desconhece e podendo também detectar algum transtorno cognitivo ou emocional, que podem ser tratados e encaminhado para especialistas, caso sejam necessários.

Adolescentes a partir de 14 anos podem também fazer sondagem profissional para entrar no ensino médio mais confiante e determinado nos estudos, com mais foco e disciplina para chegar no vestibular mais tranquilo e confiante. 

Adultos, em qualquer idade, se beneficiam para adequar suas habilidades ao buscar crescimento profissional, tanto para uma mudança mais radical ou se desenvolver na própria carreira.

É preciso saber quais são seus sonhos e ideais para se tornar uma pessoa mais feliz e satisfeita profissionalmente. 

bottom of page